III Conferência Nacional de Cultura define 64 diretrizes

A III Conferência Nacional de Cultura aconteceu de 27 de novembro a 1 de dezembro, em Brasília (DF). Participaram da programação 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal.
O Nordeste foi a região que mais enviou representantes para o evento: 31% do total, seguida do Sudeste, com 22%, Centro-Oeste, com 21%, Sul (12%) e Norte (9%).
Com direito a voto, os delegados (70% representantes da sociedade civil) elegeram 64 diretrizes para os próximos anos. Destas, por votação eletrônica, 20 foram destacadas como prioridade.
Entre os destaques da votação estão o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que destinará 2% do orçamento da União para a Cultura; a proposta que pede o fortalecimento das cadeias dos setores criativos com intercâmbios; e a proposição que pede a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas paradesapropriação de imóveis ociosos, para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.
Dentre as diretrizes aprovadas também constam a proposta de pelo menos 10% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a Cultura; o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura; a aprovação da PEC 49/2007 e da PEC 236/2008, que incluem a cultura como direito social dos brasileiros; aprovação de Marco Regulatório das Comunicações no Brasil, do Marco Civil da Internet; e ampliação das políticas de editais.
A Plenária Nacional aprovou 104 moções, sendo que cada manifestação contou com, ao menos, 50 assinaturas de delegados com direito a voto. O material, na íntegra, será digitalizado durante esta semana e disponibilizado no site da Conferência.
Veja as 64 diretrizes votadas e os 20 destaques aqui.
*Com informações do site do MinC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”