Museu da Energia de Itu comemora 15 anos de atividades



Em dezembro, os visitantes podem conferir exposições, experimentos, entre outras atrações gratuitas

No próximo dia 14, o Museu da Energia de Itu, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento, completa 15 anos. Para comemorar o aniversário da unidade, a programação conta com a inauguração da exposição “A Iluminação Pública segundo os ituanos”, ações educativas, jogos e experimentos aos fins de semana e visitação gratuita em todo o mês de dezembro.
A exposição " A Iluminação pública segundo os ituanos" trará a história da iluminação pública em Itu (SP), através do olhar dos ituanos. Inspirada na obra do jornalista Francisco Nardy Filho, em notícias de jornais que circulavam no período ( pertencentes ao acervo do Museu Republicano) e ainda plantas, mapas e documentos do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, a exposição estará recheada de curiosas informações sobre o cotidiano das pessoas antes e depois da instalação iluminação elétrica na cidade. A mostra contará também com um cenário especial ao reproduzir o escritório da São Paulo Tramway Light and Power Co.
 Aos fins de semana, o visitante poderá participar das ações educativas, jogos e realizar experimentos mediados por educadores do Museu da Energia.

PROGRAMAÇÃO

Exposição “A iluminação pública segundo os ituanos”
A nova mostra apresentará o processo de implantação da iluminação pública na cidade sob uma ótica diferente, revelando qual foi a impressão dos próprios cidadãos de Itu com a chegada da luz, a partir de registro em crônicas e notícias nos extintos jornais locais do início do século passado.  

Ações Educativas Especiais
06 de dezembro (sábado) 15h: Brinquedoteca: os visitantes poderão participar de jogos, como Cai não Cai, Futesopro, Boliche, e outros brinquedos, todos produzidos a partir de materiais recicláveis.
07 de dezembro (domingo) 15h: Experimentos: fontes alternativas de energia (painel solar, radiômetro de Crookes e máquina a vapor) e eletromagnetismo e eletricidade (globo de plasma e conjunto de imãs flutuantes).
14 de dezembro (domingo) 15h: Jogos do Século XIX: xadrez, víspora, gamão, dominó, general, burro, dama, ludo e whist.
20 de dezembro (sábado) 15h: Objetos que contam a história: a ação visa estimular os visitantes a refletirem sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação e do contato direto com objetos semelhantes ao acervo da exposição “História, Energia e Cotidiano”.
21 de dezembro (domingo) 15h: Construindo a memória do sobrado: a proposta da ação é que os visitantes possam desvendar as histórias do sobrado através de documentos, jornais e fotografias.

Serviço:
Onde:
 Museu da Energia de Itu
Quando: 1 a 21 de dezembro
Local: Rua Paulo Souza, 669, Centro – Itu/São Paulo
Entrada: Gratuita
Horário: Das 10h às 17h
Informações: (11) 4022-6832

Sobre o Museu da Energia de Itu
O Museu da Energia de Itu é um equipamento cultural da Fundação Energia e Saneamento. O Museu atua na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural da energia, com destaque para ações educativas. O Museu recebe, anualmente, milhares de visitantes, sendo em sua maioria estudantes. Por estar localizado em uma Estância Turística e no Centro Histórico de Itu, recebe também muitos turistas.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”