Centro Pró-Memória da Santa Casa de Misericórdia de Itu inicia o Ciclo de Palestras “História, Assistência e Saúde”



No próximo dia 08 de julho o Centro Pró-Memória da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu inicia seu Ciclo de Palestras sobre a temática “História, Assistência e Saúde” com a presença do historiador Alberto Vieira do Centro de Estudos de História do Atlântico (Madeira – Portugal).

Alberto Vieira é doutor em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Universidade dos Açores e presidente do Centro de Estudos da História do Atlântico. A palestra abordará o surgimento das irmandades e misericórdias em Portugal e sua expansão pelo Atlântico nos séculos 16 e 18, destacando o caso particular da assistência social e hospitalar aos escravos.

Centro Pró-Memória da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu
Reinaugurado e reformulado para tais fins; em março deste ano o Centro Pró-Memória tem como um de seus principais objetivos a manutenção reinaugurado nas dependências do antigo prédio da Santa Casa, respectivamente, divulgação e preservação dos bens culturais da Irmandade, além de estimular discussões sobre temos relacionados à Saúde, abrindo espaço para pesquisadores, estudantes, profissionais da área e cidadãos interessados em aprender sobre o tema.
O Centro já está em pleno funcionamento, com a exposição de parte de seu acervo que inclui mobiliário, instrumentos médicos, imagens e dezenas de outros objetos procedentes do antigo edifício onde funcionou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.
A exposição de longa duração pode ser visitada de 3ª a Sábado, compreendendo, 3ª 10:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30; 4ª a sábado: 08:30 às 11:30 e 13:00 às 16:30. Com esse ciclo de palestras, o centro pretende integrar o cenário cultural da cidade, contribuindo com oficinas, cursos, palestras e seminários, alem de mostras temporárias. O evento é gratuito e destinado à polução em geral.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU