Conselho Municipal de Cultura e Fórum Setorial protocolam ofício na Câmara de Vereadores


No dia 23 de agosto, o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu em parceria com representantes de Instituições Culturais (Yara Produções Artísticas, União Negra Ituana, Barracão Cultural e Teatro NósMesmos) e representantes da Sociedade Civil (Rafael Toschi Chiafarelli, Stefanie Klein e Maurício Sousa Pinheiro) protocolaram na Câmara de Vereadores um ofício que solicita ao seu presidente, Marcus Aurélio Rocha de Lima, a inclusão do Projeto de Lei nº 11/2016 na pauta de votações da Câmara de Vereadores de Itu.
Esse Projeto de Lei dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural de Itu (instituído pela Lei Municipal nº 1.223/2010) de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC) criado pela Emenda Constitucional nº 71/2012. E aguarda pauta na Câmara dos Vereadores desde o mês de março do ano corrente.
O Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas nas três esferas do governo (federal, estadual e municipal). Em 2013, Itu aderiu ao SNC, comprometendo-se com a implantação da estrutura necessária ao bom funcionamento da cultura no município, o que inclui a reestruturação do atual Conselho.
O projeto de lei trata-se de uma iniciativa da população ituana, sem nenhum vínculo político ou partidário. Assim, o pedido encaminhado a Presidência Câmara de Vereadores de Itu recebeu o apoio de mais 330 pessoas através de um abaixo-assinado realizado pelos membros do Fórum Setorial dos Trabalhadores de Cultura de Itu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU