Itu recebe grupo Lira d’Orfeo e convida público para uma viagem aos sons dos lundus e modinhas.

Referência na cena musical, o quarteto apresenta o espetáculo
Lundu de Marruá, em Itu, no dia 28 de maio, com entrada franca
O grupo Lira d’Orfeo, de São Paulo, volta a proporcionar ao público uma viagem sonora criativa e instigante ao rico universo dos lundus e das modinhas. Com o projeto Lundu de Marruá, aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria do Estado da Cultura/2010, o conjunto se apresenta em Itu, no Espaço Cultural Almeida Júnior, no dia 28 de maio (sábado), às 19h30, com apoio da Prefeitura de Itu. A entrada é franca.
Com uma formação instrumental rica em timbres, Rosemeire Moreira (soprano), Sarah Abreu (mezzo soprano convidada), Edilson de Lima (guitarra francesa e guitarra barroca) e Milton Castelli (viola caipira - convidado) interpretam um repertório constituído de modinhas e lundus dos séculos 18 e 19, pesquisado nos principais arquivos no Brasil e no exterior.
“A modinha pode ser caracterizada como canção de amor, sempre delicada e singela; o lundu, por sua vez, além da influência da música negra dessa época tem texto mais jocoso, brincalhão e até malicioso”, explica o músico Edílson de Lima, diretor musical do projeto e idealizador do grupo. Cada apresentação será precedida da palestra A Modinha e o Lundu, dois clássicos nos dos trópicos, por Edilson Lima.
O nome escolhido para o projeto, Lundu de Marruá, se constitui de uma corruptela popular da expressão lundum de mon roi, inspirada em uma partitura provavelmente composta no Brasil e depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa. Entre as músicas resgatadas e interpretadas nos espetáculos estão Iaiá, você quer morrer, de Xisto Bahia (1841-1894); É delícia ter amor, anônimo, séc. 18;  Acaso são estes de T. Antonio Gonzaga (1767- 1810).

Com uma sólida carreira e referência na cena musical, Lira d´Orfeo tem se apresentado em diversos pontos culturais, como Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Adamastor de Guarulhos, Instituto Cervantes da Embaixada Espanhola, Páteo do Colégio e Museu da Língua Portuguesa, entre outros. Em 2007, gravou seu segundo CD, Lundu de Marruá (Paulus).

Serviço 
Lundu de Marruá
Data: 28de maio, 19h30
Local:
Espaço Cultural Almeida Júnior (Rua Paula Souza, 664, Centro. Itu. SP)  
Fone (11) 4013-7720
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”