Workshop “Teatro da memória/memórias do teatro”


Dia 20 de maio (sexta-feira), às 19h30, no Espaço Cultural Almeida Júnior, o museólogo Jonas Soares de Souza e o ator Vicentini Gomez coordenarão o workshop “Teatro da memória/memórias do teatro”, como parte do programa da 9ª Semana Nacional de Museus, iniciado na última segunda-feira, 16 de maio.     Até dia 22 de maio, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do Brasil oferecerão programação especial ao público. Serão mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de Maio).
Neste ano, a Semana de Museus tem recorde de participações, com 994 museus e instituições culturais integrando a programação. Dessas, 356 instituições participam da Semana pela primeira vez. Além dos museus, a programação inclui centros culturais, fundações, galerias, casas de cultura, cursos de museologia, pinacotecas, memoriais e outras instituições. O recorde anterior de participação havia ocorrido em 2009, com 2.019 eventos programados em 614 instituições.
O tema da Semana (que é definido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, na sigla em inglês) em 2011 é Museu e Memória: os objetos contam a vossa História, um assunto amplo e que será tratado de diversas maneiras pelas instituições.
Em todo o mundo atividades especiais foram organizadas por mais de 30.000 museus.     Pensando em contar a história brasileira, o Instituto Brasileiro de Museus avalia ser necessário ampliar o número de museus nas regiões Norte e Centro-Oeste. Para o presidente do IBRAM, José do Nascimento Júnior, descentralizar o acesso aos museus é o grande desafio do Brasil para os próximos anos. Segundo o Cadastro Nacional de Museus, concluído pelo IBRAM em outubro de 2010, apenas 21% das cidades brasileiras, ou seja, 1.172 dos 5.564 municípios, contam com ao menos um museu. Dos 3.025 museus existentes, 1.151 funcionam na Região Sudeste e 878, na Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”