Educação museal: Ibram divulga Carta de Petrópolis.

Como resultado das discussões iniciadas durante o 1º Encontro de Educadores do Instituto Brasileiro de Museus, realizado no Museu Imperial de Petropólis em 2010, o Ibram divulga a Carta de Petrópolis. O documento lança as bases de uma Política Nacional de Educação Museal, considerando as diretrizes do Estatuto de Museus.
As propostas visam fundamentar a promoção das ações educacionais, no que concerne à diversidade cultural e à democratização do acesso aos museus como espaço de encontro e instrumento de promoção de cidadania.  
Ações educacionais em museus constituem-se como práticas e processos que objetivam promover a integração entre os públicos e os acervos. Rodas de memória; visitas orientadas, mediadas e dialogadas; oficinas e apresentações artísticas são algumas das possibilidades educacionais que podem ocorrer nos espaços museais. Elas facilitam a interpretação e estimulam a conscientização dos visitantes para a preservação e o usufruto dos bens culturais como patrimônio compartilhado, além de articular laços afetivos e criativos entre o museu e seus diversos públicos.
Pensando nisso, o Ibram incentiva que os museus desenvolvam ações educacionais fundamentadas no respeito à diversidade cultural e na construção participativa de conhecimento. Veja aqui exemplos de ações educacionais realizadas nos museus do Ibram.
Fonte: Boletim eletrônico e-museus Nº 362

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”