Exibição de documentário sobre Cultura Caipira no 18º Festival de Artes de Itu.

O filme “Mazzaropi: Feição e Prosa” será exibido, gratuitamente, no Cineclube Osvaldo de Oliveira, em Itu, neste sábado, dia 23 de julho, às 19 horas. O Diretor Luis Otávio Santi foi convidado para uma mesa de discussões após a exibição. O local da projeção será o Sincomércio, no centro da cidade.

MAZZAROPI - FEIÇÃO E PROSA (2008)
O documentário de Luiz Otávio de Santis, que visita o universo de Mazzaropi ator e produtor, enfocando aspectos dramáticos e geográficos, incluindo músicas e compositores que conviveram com ele. Músico de raiz e testemunha histórica, Negão dos Santos nos acompanha numa viagem pelos cenários criados e vividos pelo mais popular cineasta brasileiro da história, Amacio Mazzaropi (1912-1981). O filme constrói paisagens sonoras e visuais que dão contorno à figura atual do “caipira”, dos seres do campo do Vale do Paraíba, São Paulo.Uma jornada com o personagem pobre rural, local do típico caipira paulista.

Currículo do Diretor:
Luiz Otavio de Santi é cineasta e professor de Roteiro cinematográfico na FAAP; Estética fílmica na Pós Graduação, FAAP; foi professor de Estética e filosofia no curso de jornalismo da Unitau, em Taubaté, SP. Pesquisador de cinema, mestre em comunicação e semiótica pela puc-sp. Dirigiu e roteirizou o longa documentário Mazzaropi, Feição e Prosa, 82’. Com este filme participou dos festivais Câmera Mundo- Rotterdam; e Cinesul-Mercosul, Rio, 2009. Dirigiu e roteirizou o documentário, 60 minutos, “Mazzaropi: o cineasta das platéias”, produção independente de 2002, pelo Instituto Mazzaropi, com lançamento no mesmo ano, em circuito televisivo (Canal Brasil e tv globo vanguarda); mostra no CCBB, São Paulo. Roteirizou (em fase de desenvolvimento de projeto) o longa “O Fingidor”, adaptação da peça homônima de Samir Yazbek, sobre o poeta Fernando Pessoa.Roteirizou e dirigiu o curta ficção “Quando Ela Passa”, 2001, divulgado em mostras e circuito universitário. Co-roteirizou o curta “Aurora”, com Beto Brant e Renato Ciasca, 1987.Trabalhou na Espiral filmes e Publifimes, como assistente de montagem em centenas de comerciais de Tv e documentários, anos 80.Premiado no concurso Xérox do Brasil, 2001, com o livro “Uma voz no Cinema”, que trata de cinema e poesia.Premiado como co-roteirista de “Aurora”, melhor curta em Brasília, 1987, em parceria com Beto Brant e Renato Ciasca.
Serviço

Gênero: Documentário
Direção: Luiz Otávio de Santis
Idioma: Português
Ano de Produção: 2008
País de Produção: Brasil
Duração: 81 min
Local: Sincomércio – Rua Maestro José Victório, 137, Centro - Itu

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU