CARNAVAL ITUANO NO CENTRO DE ESTUDOS DA USP

Em sintonia com as iniciativas culturais ituanas em torno do tema do Carnaval, O Museu Republicano “Convenção de Itu", integrante do Museu Paulista da Universidade São Paulo, preparou, a partir de seu acervo, duas mostras significativas sobre “Itu de outros Carnavais”.

Biblioteca do Museu Republicano Convenção de Itu:
Projeto Efemérides
Título da mostra: Memória do Carnaval na Coleção da Biblioteca do Museu Republicano Convenção de Itu
Neste mês de fevereiro, a Biblioteca do MRCI presta homenagem ao aniversário de Itu (02/02) destacando a Coleção de jornais que circulavam pela cidade na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.

A coleção constitui-se em rica fonte de pesquisa, uma das mais consultadas por estudiosos. Através de sete títulos: O Ytuano, Imprensa Ytuana, República, Município de Itu, A Cidade de Ytu, A Cidade e Federação, é possível acompanhar fatos políticos, sociais, religiosos e econômicos da região. Nesta mostra, foi extraído alguns anúncios sobre as comemorações carnavalescas em Itu: bailes, blocos, desfiles de carros, comércio de artigos típicos e até mesmo as posições contrárias de parte da população às festividades. A memória do Carnaval ituano nas páginas dos jornais.
Ainda sobre o carnaval e outras festas populares, o interessado terá disponíveis livros, trabalhos acadêmicos e outros periódicos de divulgação.
Documentação – Arquivo Histórico do Museu Republicano:
Projeto Documentos & Documentação

Título da mostra: Imagens do Clube Ituano e do Carnaval de rua
A mostra conta com algumas imagens referentes à história do Club Ituano que neste ano de 2013, estaria completando 90 anos!
Fundado em 15 de novembro de 1923 teve sua primeira sede localizada na parte superior de um sobrado que havia na Praça Padre Miguel e que foi destruída por um incêndio em 30 junho de 1947. Na parte inferior deste edifício funcionava o “Cine Central” e “Bar Cine”.

O edifício atualmente existente, também localizado na Praça Padre Miguel, foi inaugurado em 5 de julho de 1947. A obra foi financiada pela Sociedade Progresso e Melhoramentos de Itu e construída pela Celbe Limitada, de São Paulo.

Destacou-se desde a sua fundação pelos bailes que promovia, entre eles, os de Carnaval.
Outra abordagem da mostra são as imagens do Carnaval de rua de Itu nos anos de 1934 e 1936, da Coleção Vitório Belculfinè, com destaque para o Bloco Carnavalesco King Kong, personagem incorporado ao Carnaval após 1933, devido ao grande sucesso, nos cinemas, do filme King Kong. Em 1936, o bloco volta às ruas, com o barco “King Kong”, fabricado por Zico Gandra.
Serviço:
Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP
Rua Barão de Itaim, 140, - Centro – Itu
Fone: (11) 4023-2525
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU