Museu da Energia participa da 9ª Primavera dos Museus



No período de 21 a 27 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 9º Primavera dos Museus, com o tema “Museus e Memórias Indígenas”. O tema foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura. A causa indígena é prioridade na atual gestão do Ministro Juca Ferreira. Para o Ibram, os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos.  A diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constitui-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.
Esse a Primavera dos Museus conta com a participação de 809 instituições museológicas, incluindo o Museu da Energia de Itu, que durante essa semana realizará a Ação Educativa “Objetos que contam a história”, com seu acervo arqueológico proveniente das prospecções arqueológicas realizadas no jardim do sobrado em 1998, durante o restauro.

Programação do Museu da Energia de Itu

Ação Educativa “Objetos que contam a História”
A ação educativa utilizará as peças do acervo arqueológico do Museu da Energia de Itu para estimular os participantes a refletirem sobre os objetos, reconhecendo sua narrativa histórica por meio da observação.
O acervo arqueológico do Museu é proveniente das prospecções arqueológicas realizadas no jardim do sobrado em 1998, durante o restauro. Os fragmentos encontrados na área são vestígios de cerâmica tupi-guarani, possivelmente do século XVII. Itu era conhecida nesse período como a aldeia “Boca do Sertão”.

Datas e Horários: 
23 de setembro, às 10h
24 de setembro, às 10h
25 de setembro, às 15h
27 de setembro, às 15h
Entrada Gratuita

Serviço
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro. Itu/SP
11 4022 6832
itu@museudaenergia.org.br
www.museudaenergia.org.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”