SESI Itu apresenta a Exposição "Fotogosma"

Mostra fotográfica incentiva a reflexão sobre os avanços tecnológicos e suas influências no cotidiano do ser humano. A entrada é gratuita e as imagens ficarão expostas até 09 de outubro. 

A partir de 17 de setembro, o SESI Itu abre a exposição Fotogosma, de José Carlos Bisconcini Gama. A mostra apresenta imagens modificadas por meio da tecnologia gráfica que incentivam a reflexão sobre o poder da tecnologia. As fotografias ficarão expostas à visita gratuita até o dia 09 de outubro.
Igualando seu processo de criação ao de consumidores de produtos midiáticos, Gama utilizou ferramentas disponíveis em programas gráficos para distorcer retratos de pessoas e/ou ambientes até o ponto em que a imagem produzida tivesse significação diferente da inicial.
Intituladas de fotogosmas, as fotos são esteticamente atuais e propositalmente embaçadas e disformes, que se assemelham as explosões solares.
Segundo o fotógrafo, as fotos representam a convivência humana com as inovações tecnológicas. “Tal como metáfora da vida contemporânea, cada pessoa poderá criar sua própria percepção dos efeitos que os inúmeros meios de comunicação causam em seu comportamento”, complementa. 

Sobre o fotógrafo 
José Carlos Bisconcini Gama é cineasta, educador, psicodramatista e fotógrafo. Atuou como diretor de fotografia nos curtas-metragens Aqua, Eu, Professor Leigo, Construção da Escrita e Ar.  Ministra estudos e cursos sobre planejamento e uso das imagens a partir das tecnologias de informação e comunicação. 
Com dinâmicas de grupo do Psicodrama, registra vídeos e promove leituras exploratórias, apoiadas nas técnicas da autocópia. Desta forma, observa virtudes e tensões nas relações dos indivíduos em busca conjunta por soluções emancipadoras.
Como artista plástico, participou de Bienais Internacionais de São Paulo, em 1963 e 1967, Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte, em 1982, e exposições como O Homem Brasileiro e suas Raízes Culturais, instalada no MASP, em 1980. 

SERVIÇO
Exposição Fotográfica Fotogosma
Local: SESI Itu – Rua José Bruni, 201, São Luiz
Datas e horários: de 17 de setembro a 09 de outubro – 2ª, 5ª e 6ª das 9h às 18h / 3ª e 4ª das 9h às 21h / fechado aos sábados, domingos e feriados.

Informações e agendamento de grupos: (11) 4025.7332 – camila.trombini@sesisp.org.br

Entrada gratuita 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”