Semana do Patrimônio começa dia 11 de agosto em Itu

Acontece entre os dias 11 e 16 de agosto a Semana do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu/Museu Paulista, Museu da Energia de Itu, Museu da Música Itu e Paróquia Nossa Senhora Candelária.
A Semana do Patrimônio tem programação para valorização e conhecimento do patrimônio histórico com a realização de oficina, concertos, palestra, entre outras atividades que ressaltam a nossa cultura. A abertura fica a cargo da Corporação Musical União dos Artistas, a partir das 11h, na Praça da Matriz.
Durante a semana, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, acontecerá a oficina “Fotografação de Acervos Culturais”, que aborda a dominar a técnica de fotografar um acervo. Já no Museu da Energia acontece uma visitação que levará a todos a um passeio ao século XIX, com os hábitos e costumes desta época.
Ainda durante a Semana do Patrimônio acontece uma palestra sobre as intervenções de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária com o arquiteto Alberto Magno de Arruda. As atividades são gratuitas e toda população pode participar. Acompanhe abaixo a programação completa:

11 de agosto – Domingo
11h – Concerto de abertura da Semana – CMUA
Local: Praça da Matriz

12 de agosto – segunda-feira
10h às 15h – Oficina “Fotografação de Acervos Culturais”
Conteúdo: O trabalho do fotógrafo em museus e uma introdução à fotografação de acervos museológicos
Ministrante: José Rosael. É fotógrafo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, especializado em fotografação de acervos culturais. Professor do Curso de Pós Graduação “Museologia, Colecionismo e Curadoria” do Centro Universitário Belas Artes. Professor do Programa de Treinamento do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus – ICOM. Participou da ”First International Conference of the Association for Historical and Fine Art Photograhy 2011” em Brighton. Estagiou no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa. Foi premiado no Concurso “Veja Free, Fotografe Sampa” da Revista Veja São Paulo e no “V Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”.
Número de vagas: 10 vagas
Local e horário das palestras: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” /MP/USP, na Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP. 
As Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: edu.mrci@usp.br, entre 1 e 09 de agosto.  Será emitido certificado de participação.
Informações: (11) 4023-0240 ou pessoalmente no educativo do Museu Republicano, Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu.

13 de agosto – terça-feira
19h30 – Uma noite no Século XIX – hábitos e costumes dos ituanos do século XIX
Local: Museu da Energia (Rua Paula Souza, 669 – centro)

14 de agosto – quarta-feira
18h – Reunião do Conselho Municipal de Cultura
Local: sede da SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu – Rua Pedro de Paula Leite, 400 - centro)

15 de agosto – quinta-feira
19h – Palestra sobre as intervenções de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Arquiteto Alberto Magno de Arruda
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária (Praça Padre Miguel – centro)

16 de agosto – sexta-feira
19h30 – apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira
20h – Raízes da Terra Paulista – performance com Coral Vozes de Itu
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 942 centro)


Texto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”