Resultado do Edital de Chamamento para o 21º Festival de Artes de Itu

Durante os dias 12, 13 e 14 de março, os conselheiros representantes das Instituições pertencentes ao Conselho Municipal de Política Cultural de Itu, reuniram-se na “Casa da Praça”, para leitura e análise dos 54 projetos encaminhados em atendimento ao Edital de Chamamento para a 21ª Edição do Festival de Artes de Itu, em vigor no período de 02 de fevereiro a 03 de março.

Nesse ano de 2014 o Festival de Artes terá lugar entre 12 de junho e 13 de julho, com a expectativa que a cidade receba uma grande demanda de jornalistas e turistas em virtude da Copa do Mundo, assim, a antecipação do Festival tem como objetivo oferecer que atenda moradores e turistas e ocupe os equipamentos culturais nas mais variadas regiões do município.
A programação do Festival é composta por atividades contratadas diretamente pela Secretaria Municipal da Cultura, através de convênios com o Governo do Estado e outras instituições culturais parceiras; e atividades sugeridas pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Itu, através de destinação de verba pública no valor total de R$ 40.000,00, que deverá ser distribuída entre os projetos que obtiveram pontuação suficiente segundo critérios de análise documental, criatividade, viabilidade e observância do tema proposto. Pelo terceiro ano consecutivo o Conselho participa do Festival através do edital que, para nós, constitui-se na forma mais democrática de acesso à verba pública.
Nesse ano, as reuniões para leitura, análise e votação das propostas foram abertas ao público que pode acompanhar as discussões e metodologia de seleção. A presença dos jovens artistas incentivou o longo trabalho dos conselheiros, que avançou para as noites de três dias e a tarde do sábado (16).

Das 54 propostas envidadas, 32 atingiram a pontuação mínima de 75% e foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Cultura, que deverá selecionar as propostas para composição do programa oficial do evento, com as demais atividades. Artistas e produtores de 15 cidades dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro enviaram suas propostas, sendo as cidades de São Paulo (SP), Itu (SP), Campinas (SP) e Salto (SP), responsáveis pelo envio de 35 projetos para o Edital. Os segmentos artísticos que mais se destacaram foram música (19 propostas) e teatro (12 propostas), mas também estiveram representados os segmentos artísticos: cinema, fotografia, circo, artes plásticas, dança e incentivo à leitura. Atendendo à necessidade de disseminação do conhecimento artístico, 06 propostas de oficinas das mais diferentes expressões artísticas foram remetidas para análise.


Muita criatividade e seriedade na descrição dos projetos, a grande participação de artistas locais, comprovam que, aos poucos, vamos construindo um novo modo de ação, onde juntos comprovaremos a necessidade e viabilidade de maiores investimentos e na criação de políticas culturais para nossa cidade.
O resultado final dessa seleção pode ser acompanhado através do Blog Oficial do Conselho: http://www.conselhoculturaitu.blogspot.com.br/2014/03/resultado-do-edital-de-projeto-para-21.html

Fotos: Fernanda Morais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”