3ª Edição do Projeto "Arte no Beco"

06 de Julho, das 12h às 16h


Em sua 3ª Edição, o Projeto traz para o Becão atividades, como Exposições Fotográficas, Oficina de Gastronomia para a criançada e Contação de História para todas as idades, tudo embalado ao som de muita música.
O Museu da Energia apresenta a Mostra “Nas Ondas da Copa”, um panorama da evolução das transmissões das Copas do Mundo.
O objetivo do Projeto “Arte no Beco” é consolidar o espaço como um ponto de encontro com a arte, como agente intermediadora sócio educativa para todas as faixas etárias. Além, de sensibilizar os transeuntes sobre a importância desse espaço e de sua preservação.
O Projeto “Arte no Beco” acontecerá no dia 06 de julho, das 12h às 16h, com entrada gratuita, no Passeio Público Marcos Steiner Netto (Becão).
O Projeto é uma realização da Motirõ Cultural com apoio da Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de Itu e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e SINCOMERCIO.

Vagas Limitadas
As pessoas que desejarem participar da Oficinas “MaquiAr-te” (15 vagas), “Brincando na Cozinha” (10 vagas) e “Rabisquedo” (grátis os 10 primeiros brinquedos) deverão se inscrever no dia do evento. 

Programação:
Artes Cênicas
  • Projeto “Pontilon“









Débora Nunes, Bruna Gavioli, Paloma Moreno, dentre outros atores ituanos compõem o espetáculo “Pontilon” que é a primeira trilha ecológica com intervenção teatral voltada para jovens, crianças e adultos. O objetivo é levar de forma lúdica uma conscientização global de valores com relação ao planeta, ao mundo e às pessoas. Dos personagens que fazem parte do elenco, foram escolhidos para atuar no Beco, a Boneca Congelada, a Bruxa do Bem, a Princesa Celeste e o Contador de Histórias Limonada, todos os personagens farão esquetes teatrais com as crianças presentes.

Horário Sessão: 12h30

Local: Jardim do Museu de Energia

  • Projeto “Sua Parte em Arte” - Em Cia
Pequenas histórias foram recolhidas de moradores do município de Itu e apenas uma será selecionada para que seja devolvida ao público como esquete teatral, fazendo com que uma história real se torne “Sua parte em Arte”. Nesta edição a Em Cia contará a história da Sra. Diva Tebas que com 91 anos de idade terá o grande prazer de assistir suas próprias histórias que garantem alegria para todo público.
Sessão: 15 h30
Local: Becão

Artes plásticas
Projeto “Studio ao Vivo” – Paulo Lara
O artista Paulo Lara nos presenteia com sua presença e sua personalidade única. Entre as técnicas que o diferenciam, está seu desenho com jogo de perspectivas ousado, a utilização de cores não tradicionais e o efeito de volume, que rendeu o apelido de “3D Pop” aos painéis que criou. O artista pintará ao vivo e levará obras e gravuras para serem expostas. As obras expostas, bem como outros produtos do Studio Paulo Lara, poderão ser adquiridos no local.

Artes Visuais
Projeto “Alice in Wonderland – Exposição Internacional de Arte Postal” – Aline Corazza
O Projeto criado e organizado pela artista plástica Aline Corazza, intitulado Alice in Wonderland pretende homenagear por meio da Arte Postal as mais famosas obras do escritor britânico Lewis Carroll: Alice's Adventures in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) e Through the Looking-Glass and What Alice Found There (Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá). O Projeto conta com mais de dez obras de diferentes artistas, encaminhadas por mais de sete países diferentes. Cada um dos artistas pôde usar a técnica de sua preferência, trabalhando em diferentes suportes e tamanhos variados. A Arte Postal tem o caráter disseminador, onde o objetivo maior é a comunicação entre redes de artistas por meio do intercâmbio de propostas criativas.

Fotografia
  • Projeto “Little Planets” – Fernando Henrique – EfE
O conjunto de imagens do Projeto autoral do fotógrafo Efe foi produzido utilizando-se o estilo fotográfico conhecido como “Little Planet”, uma distorção na imagem panorâmica tradicional que a transforma em imagens semelhantes aos planetas de Antoine de Saint Exupéry, no livro “O Pequeno Príncipe”.
Cada uma das fotografias neste estilo é na verdade a junção de outras tantas que sejam necessárias para cobrir todos os ângulos de visão, gerando uma fotografia em 360º completos. Ou seja, um trabalho meticuloso não apenas de realizar o clique, mas de pós-produção digital longo e artisticamente especializado. resultado é uma tentativa de expressão contemporânea do Pop-Art na fotografia, rica em interesse ao contemplador, e uma releitura moderna da espacialidade que transforma ramificações em totalidade.

  • Projeto “Meus Silêncios” – Natali Zarth
A fotografia para Natali Zarth é um mergulho no silêncio do mundo, dos outros e de si mesma. Foi a partir desse significado que nasceu o projeto “Meus Silêncios” no ano de 2012. O projeto apresenta diversos retratos fotográficos de pessoas e lugares, sob um olhar poético que reflete o silêncio de cada coisa, de cada ser. Para sua participação no evento “Arte no Beco”, a fotógrafa propõe uma ação sociocultural ao apresentar retratos de animais. A intenção é mostrar os olhares não-silenciosos de quem não tem voz; e que os animais são seres que possuem sentimentos e é, portanto, uma obrigação moral respeitá-los. Os retratos dos cães serão produzidos na Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu – ASPA, para, em parceria com o projeto CãoCiência Global, realizar uma ação de conscientização à posse responsável, e incentivo a adoção.

Roda de leitura
Projeto “Conta um e Conto outro” – Em Cia
Uma roda de conversa, aberta a todos os que se sentirem provocados a participar dela, se forma em torno de um conto, crônica ou história que é apresentado à roda de muitas maneiras, pode ser com bonecos, com contação de histórias, com jogos, etc. A partir dele, a convite dos provocadores que começam a relacionar o conto com situações cotidianas, outras histórias são contadas e relacionadas transformando a roda em um espaço onde o conhecimento é compartilhado sem hierarquias, de maneira horizontal, e as histórias ganham importância na medida que cada um que compõem a roda a partilha e relaciona com suas próprias histórias. Dessa maneira alargam suas experiências e ­­transformam a roda em uma experiência viva de aprendizado.
Sessão: 14h30
Local: Museu de Energia

Mini Oficina de Maquiagem Artística
Oficina MAQUIAR – TE 


O projeto MAQUIAR-TE estará no “Núcleo Bequinho” levando o encanto da pintura artística facial para todas as crianças. O objetivo é ensinar de uma forma leve e divertida a maquiagem artística para que as crianças possam se transformar em super-heróis, animais, dentre outros personagens. O projeto artístico das pinturas é do ator ituano Rafael Santos.
O Núcleo “Bequinho” contará com personagens infantis, maquiagem artística, música e contação de história. Aqui as crianças trabalharão valores como conscientização ambiental, bons modos, respeito, igualdade, fraternidade, dentre outros.
Sessão: 13h15
Vagas Limitadas: 15 crianças

Música

  • Projeto “Dedilhando no Beco” - Lucas Nascimento
Trilha musical do “Núcleo Bequinho” fazendo o acompanhamento musical com os contadores de história.
  • Projeto “Soul & Jazz – Victor Rizzo
No comando das cabines o DJ Victor Rizzo fará uma programação musical especial com um som dançante, cativante e animado. O projeto “Soul & Jazz” é sucesso por onde passa e agrada a todo tipo de público.



Oficina de Arte Infantil
Projeto “Rabisquedo” 










Já imaginou um desenho virar um brinquedo? É isso que a Rabisquedo faz, transforma desenhos em pelúcias de tecido. O pessoal da Rabisquedo oferecerá uma oficina de pintura para crianças, onde elas poderão pintar bonecos brancos e levar para sua casa. Além das oficinas, o público poderá adquirir bonecos personalizados e pelúcias em tecido branco para pintar e presentear.
Rabisquedos são brinquedos de pano personalizados baseados nos rabiscos de crianças ou adultos. Sua composição considera diversos tipos de materiais com propriedades antialérgicas e sua confecção é feita manualmente por artesãos. O trabalho da Rabisquedo tem como objetivo expressar o sentimento de cada artista, fazendo com que cada produto seja único.
Sessão: 12h
Local: Becão

Mini Oficina Gastronômica
Projeto “Brincando na Cozinha” – Patrícia Oliveira e Graça Ciampi
A psicóloga e musicoterapeuta Patrícia Oliveira e sua parceira Graça Ciampi levarão para o Beco uma oficina gastronômica brincante, onde as crianças, acompanhadas de seus pais, possam fazer uma deliciosa receita de brigadeiro com leite ninho. A ideia é que por meio da atividade pedagógica as crianças possam trabalhar em conjunto com seus pais e partilharem o aprender com muita diversão, música e doçuras.
Sessão: 15 horas
Local: Museu de Energia – Piso Térreo

Museu de Energia de Itu
  • Mostra “Nas ondas da Copa”
A Mostra apresenta um panorama histórico da evolução da transmissão dos jogos de uma das maiores competição do mundo, através de objetos, imagens, sons e ambientação.

  • Visitação Gratuita
Todas as Exposições, a Sala de Ação Educativa e o Espaço das Águas estarão abertos para visitação gratuita.

Vídeo
O Projeto Arte no Beco será registrado pela equipe da Soul Frame. A ideia é que estes registros virem vídeos virais na internet como forma de divulgação e propagação do projeto.


Serviço
contato@motirocultural.com.br
(11) 9 8672-6966/(11) 9 9773=0378

facebook.com/motirocultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”