SESI ITU exibe filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP De Cinema


Programação inicia com a cinebiografia de Joãosinho Trinta no dia 14 de outubro, quarta às 19h00. Todas as sessões têm entrada gratuita.

O SESI Itu exibirá a partir do dia 14 de outubro sete filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema. O público poderá conferir com entrada gratuita grandes obras do cinema nacional produzidos em 2014. 
 Para essa edição do Prêmio foi avaliada uma relação de 121 produções, sendo 73 longas de ficção, quatro animações, 36 documentários e oito curtas, que concorreram em 13 categorias. A programação do SESI Itu vai até o dia 18 de novembro e conta com os premiados Trinta, ganhador nas categorias melhor ator e direção de arte; Confia em Mim, vencedor das categorias de melhor fotografia e melhor montagem; Democracia em Preto e Branco, melhor documentário; O Menino Que Sabia Voar, melhor curta-metragem; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, melhor diretor; Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa, melhor ator coadjuvante; Entre Nós, melhor trilha sonora.
O Prêmio é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp). Além de valorizar e incentivar a produção cinematográfica nacional, a mostra dos vencedores do Prêmio tem a proposta de facilitar o acesso à cultura e de formar novos públicos para esse segmento. 

Programação da mostra
  • Trinta - 14 de outubro, quarta às 19h00
  • Confia em Mim - 21 de outubro, quarta às 19h00
  • Democracia em Preto e Branco - 27 de outubro, terça às 19h00
  • Hoje Eu Quero Voltar Sozinho/ O Menino Que Sabia Voar - 4 de novembro, quarta às 19h00
  • Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa - 11 de novembro, quarta às 19h00
  • Entre Nós - 18 de novembro, quarta às 19h00


Trinta
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos  
Duração: 92 min
Gênero: Drama biográfico                                           
Cinebiografia de Joãosinho Trinta (1933-2011), interpretado por Matheus Nachtergaele, o filme faz um retrato do artista a partir de um recorte no tempo: dos anos de 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal, até 1974, ano em que assumiu o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba carioca. Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (1926), interpretado por Paulo Tiefenthaler, o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão.

Ficha técnica: Direção: Paulo Machline | Elenco: Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Marco Ricca e Milhem Cortaz  
  
Prêmio de Melhor Ator para Matheus Nachtergaele e de Melhor Direção de Arte para Daniel Flaksman.

Confia em Mim
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos  
Duração: 85 min
Gênero: Suspense
Mari (Fernanda Machado) tem um grande sonho: abrir seu próprio restaurante. Para isso, ela trabalha duro como chef de cozinha, sempre focando sua ascensão profissional, até que um dia ela conhece Caio (Mateus Solano), um cara simpático que permite que ela enfim realize seu sonho. No entanto, Mari percebe que nem tudo é tão simples assim.  

Ficha técnica: Direção: Michel Tikhomiroff | Elenco: Fernanda Machado, Mateus Solano e Bruno Giordano  
  
Prêmio de Melhor Fotografia para Rodrigo Monte e de Melhor Montagem para Gustavo Giani

Democracia em Preto e Branco
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos  
Duração: 85 min
Gênero: Documentário
Em 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido à grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.  
  
Ficha técnica: Direção: Pedro Asbeg | Elenco: Sócrates, Lula e Fernando Henrique Cardoso  

Vencedor na categoria Melhor Documentário

  
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho 
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos                 Duração: 95 min
Gênero: Romance
Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.  

Ficha técnica: Direção: Daniel Ribeiro | Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim  
  
Prêmio de Melhor Diretor para Daniel Ribeiro

O Menino Que Sabia Voar
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos  
Duração: 11 min
Gênero: Animação
Um menino de apenas 7 anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada, ele voa livre e vive grandes aventuras!  
  
Ficha técnica: Direção: Douglas Alves Ferreira
  
Vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem 


Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos  
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Ao fugir de casa, Pedro (Vinícius Ferreira) pega a estrada mesmo não sabendo para onde ir. Lucas (Marat Descartes) também não sabe, mas a estrada é seu palco. Com pouco mais de 30 anos, eles levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, os dois passam a viajar juntos pelo interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.  

Ficha técnica: Direção: Gustavo Galvão | Elenco: Vinícius Ferreira, Marat Descartes, Leonardo Medeiros e Mário Bortolotto  
  
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Marat Descartes

Entre Nós
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos  
Duração: 97 min
Gênero: Drama
Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo a fim de celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragédia devido à morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem após uma década para ler as cartas.  

Ficha técnica: Direção: Paulo Morelli | Elenco: Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Júlio Andrade, Martha Nowill e Lee Taylor   
  
Prêmio de Melhor Trilha Sonora para Beto Villares

SERVIÇO
Local: SESI Itu – Rua José Bruni, 201, São Luiz
Mais informações: (11) 4025.7332 – camila.trombini@sesisp.org.br
Período: de 14 de outubro a 18 de novembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”