Exposição "Attie Jorge Cury - Um ituano no futebol"

A mostra “Attie Jorge Cury – Um ituano no futebol” pode ser visitada pelos amantes do esporte, no Espaço Cultural Almeida Júnior. 
Você poderá ver a reprodução da página do livro do Grupo Escolar Cesário Motta, o registro escolar de Arttie Jorge Cury, a certidão de nascimento e a certidão de óbito, o registro de sua visita em Itu, em 1945, como presidente do Santos Futebol Clube, e uma foto (90 cm x 80 cm) original rara da equipe presidida por Cury, em 1962, fotografada por Rafael Dias Herrera.

Quem foi?
Attie Jorge Cury nasceu em Itu no dia 29 de julho de 1904, na então rua do Comércio, atual rua Floriano Peixoto. Em sua cidade natal iniciou os estudos no grupo escolar Cesário Motta, atual Espaço Cultural Almeida Junior. Exercendo a profissão de corretor de café, a partir de 1945, assumiu a presidência do Santos Futebol Clube, cargo que ocupou por 26 anos (1945 a 1971), tornando-se o dirigente mais premiado do futebol, atingindo a grande marca de 71 títulos. Cury revelou-se um notável articulador por ser o principal responsável pela permanência de Pelé no Brasil, declarando-o inegociável, enfrentando a imprensa de sua época, resistindo às propostas milionárias de dirigentes europeus e fazendo do rei do futebol uma espécie de "patrimônio nacional". As glórias do clube de Cury foram tantas que com o tempo, histórias e lendas se incorporaram a história oficial, levando-o a honrarias e homenagens pelo Brasil. Cury também foi um dos maiores responsáveis pelas glórias que o time, de 1962, do Santos Futebol Clube recebeu. Entre as honrarias estão o título de melhor time do século nas Américas dado pela FIFA e o de melhor time do planeta pelos cronistas sul-americanos e europeus.

Local: Espaço Cultural Almeida Junior
Horário: Terça a domingo, das 9 às 17 horas, na rua Paula Souza, 664, Centro.
(11) 4013-7720.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Energia Realiza Oficina de Papietagem

RELAÇÃO DE BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE ITU

4ª Edição do Projeto “Arte no Beco”